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A importância do Marketing Digital para os profissionais da saúde

Alcançar cada vez mais potenciais pacientes, obter maior reconhecimento na sua área e manter um canal de comunicação com as pessoas que você atende atualmente. Qual profissional da saúde não deseja isso, não é mesmo? Hoje, a importância do Marketing Digital para os profissionais da saúde é incalculável.

Ele se faz presente nas mais diversas profissões, e na medicina não é diferente. Hoje, muitas pessoas buscam informações sobre saúde e bem-estar na internet. Por isso, é preciso estar preparado para se destacar no meio de tantos outros que também exploram a veia do marketing digital, com o intuito de converter em pacientes fiéis aqueles que, até então, apenas o acompanham.

Existem vários caminhos pelo qual seguir na busca de converter clientes, contudo acredito que o mais palpável é através da produção de conteúdo por meio das redes sociais. Eu sei que colocar a mão na massa para produzir conteúdo não é uma tarefa simples, ainda mais para aqueles que são tímidos ou que não possuem tanta afinidade assim com as redes sociais, entretanto adianto que é uma ótima porta de entrada para quem não tem presença digital e pretende criar autoridade na sua especialidade.

Para isso, é importante estar atento aos 3 pilares que estão associados à produção de conteúdo nas redes sociais: planejamento, atração e constância.

Na fase de planejamento, é fundamental, antes de mais nada, definir a linha editorial que será trabalhada no seu perfil. A linha editorial nada mais é que a escolha dos temas e abordagens que serão vistas no seu perfil. Imprescindível salientar que para planejar, é preciso que o seu público-alvo esteja bem definido. Para quem você está falando? Qual a faixa etária da pessoa que quer atingir? Qual região ela mora? Estabelecido isso, é hora de começar a produzir.

Algo que acredito ser essencial pontuar é que o conteúdo precisa ser sustentável. De nada adianta você fugir um pouco da sua linha editorial falando sobre um aspecto que nada tem a ver com o que você publica normalmente ou então postar em um formato que você não conseguirá dar continuidade.

Já na fase de atração, como o nome já diz, é preciso trazer para perto aquele público-alvo que você quer atingir. Ou seja, criar um relacionamento com ele para que ele fique por dentro das suas redes, sejam eles novos ou futuros pacientes, que você precisa cativar, sejam pacientes antigos, com os quais você quer reafirmar seu posicionamento.

Por último, mas não menos importante, é fundamental ter em mente que para “virar a chavinha” em suas redes, começar a ter um fluxo positivo no ganho de seguidores e ver o seu público se tornar fiel e um verdadeiro “advogado” do seu trabalho, é preciso manter uma recorrência na criação do conteúdo. Só assim será possível reafirmar, dia após dia, a sua autoridade.

Acontece que a produção de conteúdo para as redes sociais é apenas uma das pontas do Marketing Digital. Para alcançar ainda mais pacientes existem outras ferramentas que precisam ser exploradas. Uma delas é o tráfego pago.

Sabe quando você está rolando o feed do seu Instagram ou então está assistindo os stories e, do nada, aparece uma publicação do seu interesse, mas não necessariamente de alguém que você segue, com um aviso de “Patrocinado” na parte superior? Essas são publicações impulsionadas através da estratégia de tráfego pago. Em termos gerais, você seleciona um valor que deseja pagar para o Facebook distribuir a sua publicação para um espaço amostral que vai além daquelas pessoas que te seguem, selecionadas a partir de uma segmentação determinada por você considerando aspectos como faixa etária, região, interesses e muitos outros.

O tráfego não é feito apenas no Facebook. É bem provável que você já tenha se deparado com anúncios no Google também. Muitos profissionais investem valores para que seus negócios estejam posicionados na parte superior da pesquisa para, assim, ter uma maior possibilidade de conversão perante um potencial cliente.

Ainda falando de Google, existem alternativas além de pagar os anúncios para obter destaque e ser encontrado de maneira simples no buscador. Aqui estamos falando do SEO (Search Engine Optimization) – ou simplesmente otimização de sites – que consiste em ranquear bem o seu site empregando palavras-chaves sobre o tema que está sendo tratado para atrair o seu público-alvo, atuando como um verdadeiro chamariz. Essa otimização garante ainda velocidade no carregamento da sua página, afinal, ninguém gosta de ficar esperando anos até uma aba carregar.

Outras ferramentas, como o mailing, traduzida pelo disparo de e-mail marketing para a sua base de leads, também mostram-se muito efetivas quando o assunto é manter um canal e gerar proximidade com a sua audiência.

Hoje, a medicina já faz totalmente parte do ecossistema digital, a questão é que apenas estar presente digitalmente não basta. É preciso estar por dentro de todo o contexto e da evolução do marketing digital para aplicá-lo no seu cotidiano.

Gabriel Ramos
Gabriel Ramos

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