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A TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E SEU RECENTE PROTAGONISMO NO BRASIL

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em todos os segmentos do mundo que conhecemos. Diante do isolamento social e as consequências econômicas geradas a partir do vírus, inúmeras transformações ocorreram nas gestões empresariais. Segundo dados do International Monetary Fund, os anos de 2022 e 2023 representarão o menor crescimento econômico mundial acumulado desde 2001, além de um aumento considerável da inflação mundial. Com a paralisação das indústrias e serviços por longos períodos de tempo, empreendedores e gestores de empresas tiveram que remodelar seus formatos de negócio em todo mundo, de forma a se adaptar ao novo cenário mundial. A partir dessas transformações, a terceirização de serviços ganhou maior relevância como alternativa financeira e logística na gestão de empresas.

Antes de aprofundar o tema, é importante explicar e contextualizar o que é a terceirização de serviços. Terceirização do trabalho é o processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, ao invés de contratar os funcionários individualmente. O objetivo é principalmente o de reduzir custos finais e burocracia, com eficiência no serviço oferecido. Principalmente a burocracia, uma vez que não há garantia de redução de custos de algum serviço apenas com a terceirização, afinal, cada caso é um caso. No entanto, a burocracia certamente acaba diminuindo com a terceirização de algum serviço, uma vez que a empresa contratada ocupará o papel de gestora da atividade fim. E é justamente por isso que esse serviço ganhou ainda mais espaço após a pandemia.

Um balanço recente realizado pela FIA-SP (Fundação Instituto de Administração) revelou que a terceirização de serviços cresceu 94% nas empresas do país durante a pandemia de Covid-19. A área de facilities, que engloba os segmentos de limpeza, copa, segurança, jardinagem, recepção e portaria foi a mais solicitada pelos empreendimentos.  Um outro setor que também cresceu muito nesse período foi o de Tecnologia da Informação (TI), e essa tendência deve continuar perdurando nos próximos anos. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), fez uma estimativa de que, de 2021 a 2025, a área de TI deve ter uma demanda de quase 800 mil profissionais. Esses dados corroboram com a análise do contexto econômico após a pandemia. Com a incerteza econômica e a inflação descontrolada, as empresas (de bens ou serviços) passaram a se preocupar mais com a economia de custos, e muitas vezes, uma forma de diminuir os gastos é terceirizando alguns serviços.

Os espaços de coworking – independente do segmento – são exemplos práticos da terceirização de serviços, pois eles são focados em oferecer espaços de trabalho compartilhados com preço competitivo, pouca burocracia e principalmente, eficiência. À medida que diversas empresas instauraram o modelo de trabalho híbrido ou home office,  a demanda pela prestação de serviços como limpeza, segurança, recepção, dentre outros, diminuiu. Ao mesmo tempo, empresas de TI passaram a ganhar destaque, uma vez que as conexões entre empresa e trabalho aumentaram, e o nível de conhecimento para desempenhar determinadas tarefas também foi elevado. Nessa balança onde serviços foram menos demandados e mais demandados, os empresários passaram a fazer as contas na ponta do lápis, e ficou evidente para os administradores que terceirizar alguns desses serviços poderia trazer um alívio financeiro, além de garantir uma eficiência ímpar que a terceirização traz consigo. Assim, essas empresas acabam atuando como “bombeiros” porque conseguem oferecer uma vasta oferta de serviços de imediato.

Uma das justificativas é o suporte e as possibilidades que essas empresas oferecem. Supondo que na área da limpeza você tenha funcionários designados e contratados para exercer o serviço. Além de você ser responsável pelo pagamento integral de todos os direitos trabalhistas desse funcionário, você também fica refém de eventuais atrasos, faltas e outros problemas. Caso haja uma demissão ou rescisão, você ainda fica incumbido por arcar com custos extraordinários. Quando esse tipo de serviço é terceirizado, ela passa a oferecer um suporte, além de isentar a sua responsabilidade perante a situações como as descritas acima, e caso haja qualquer problema referente a presença do profissional contratado, a empresa prestadora do serviço se encarrega de direcionar outro profissional.

Além disso, todas as questões tributárias e trabalhistas referentes ao funcionário são de responsabilidade integral da empresa que presta o serviço. Com isso, os administradores ganham mais tempo para focar na gestão do seu próprio negócio, pois essa estratégia proporciona ganhos em redução de custo, além de melhorar a qualidade dos serviços, reduzir prazos e facilitar o crescimento dos negócios, ao diminuir a necessidade de uma estrutura interna específica para viabilizar a execução de tais atividades. A nova configuração do mercado de trabalho traz desafios e incertezas consigo, mas também abre portas para inovações e novas possibilidades.

André Pires
André Pires

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